voltar
2014-08-13
MiniCom autoriza a Jovem Pan AM a realizar testes da Migração em São Paulo

A Rádio Jovem Pan AM 620 de São Paulo foi autorizada pelo Ministério das Comunicações a instalar estação de testes na capital paulista para a realização de testes científicos e experimentais para demonstrar a operação em um canal da FM estendida. De acordo com as informações da direção da rádio, a emissora já está com estúdio preparado para o início da realização dos testes. A medida tem validade por um ano, de acordo com o publicado hoje no Diário Oficial da União.

O prazo de operação da estação para Fins Científicos e Experimentais será de um ano, e já conta com a adesão. O início das instalações da estação será nos próximos dias e conta com o apoio da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp). Mesmo com a realização dos testes, ainda não há previsão formalizada pelo Ministério das Comunicações do início da migração em São Paulo.

Agora a pouco, o Tudo Rádio noticiou que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou presença na SET Expo, no final do mês, para o anúncio das primeiras rádios autorizadas a fazer a migração do AM para o dial FM. Ainda no evento, haverá a presença da secretária Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Dra. Denise Menezes de Oliveira, que apresentará detalhes do processo de adaptação de outorga.

O decreto que permite a migração das rádios AMs para o espectro FM foi assinado nesta quinta-feira pela presidente da República, em cerimônia no Palácio do Planalto no dia 7 de novembro. O ato reuniu centenas de radiodifusores, ministros e representantes de associações estaduais do setor e foi amplamente divulgado pela mídia.

A Jovem Pan AM será a primeira rádio a operar na chamada faixa estendida do FM no Brasil. A emissora informou que está com a estrutura montada para o início dos testes, assim que for dada a autorização por parte do Ministério das Comunicações. Ficou resolvido que a rádio vai operar em uma frequência localizada entre 82 FM a 87 FM, correspondentes ao canal 6 da TV analógica na capital paulista.



Via.